6 cidades da Rússia para conhecer e se apaixonar

Com a competição de futebol mais aguardada do mundo chegando, muitos torcedores já estão preparando suas malas para assistir às competições do Brasil na Rússia. Além do futebol, o destino tem muito a oferecer, com diversas atrações que contam muito da sua história. Com uma arquitetura única, cada cidade apresenta sua identidade própria e vale a pena conhecer cada uma delas. Para ajudar a montar seu roteiro de viagem, o KAYAK preparou uma lista dos principais destinos da Rússia e dicas do que fazer em cada um deles.

1. Moscou

Uma das cidades mais populosas do mundo, Moscou é uma cidade colorida, com construções marcantes, arquitetura única e atrações históricas. Capital da Rússia e principal destino do país, a cidade está cheia de atrações que não deixam a desejar. Há vários museus, galerias de arte, monumentos que contam a história e a diversidade cultural da Rússia, em uma combinação perfeita entre passado e futuro. Próximo à Praça Vermelha, você encontra as principais atrações da cidade, como o Kremlin, a Catedral de São Basílio, o tumulo de Lênin e outras catedrais e palácios.

Kremlin

Entre as atrações mais interessantes, o Kremlin é uma fortaleza construída no centro da cidade, que abriga um conjunto de palácios, construções, igrejas e monumentos que ficam a margem do rio Moskva. Cercados por muros altos, os prédios funcionam como sede do governo e residência de chefes de Estado, mas já serviram de moradia também para muitos czares russos. A construção que sobreviveu a centenas de anos é o principal destaque da cidade e fascina a todos.

Catedral de São Basílio

Construída no século XVI sob ordens de Ivan, o Terrível, a Catedral de São Basílio é uma igreja ortodoxa cristã que chama atenção por suas cores vibrantes e formas icônicas, em meio à Praça Vermelha. A atração é muito visitada por turistas que querem conhecer mais à fundo a cultura russa e fotografar a arquitetura mais conhecida do país no exterior.

Teatro Bolshoi

Um dos edifícios mais impressionantes, o Teatro Bolshoi é sede de uma das companhias mais antigas e importantes do mundo, a Companhia de Ballet Bolshoi. Conhecida também como a segunda maior casa de ópera da Europa, suas apresentações são imperdíveis e muito concorridas. Para se garantir um ingresso é importante reservar com bastante antecedência. Caso não consiga, o Teatro de Arte de Moscou, Teatro Lenkom, Kostroma Natsionalnyy Balet, ou o Tchaivosky Concert Hall também são ótimas opções.

Além dos passeios principais, há o metrô da cidade, que é uma atração à parte. Além de ser a melhor forma de se locomover, as estações são maravilhosas, cheias de detalhes em mármore. E para os que querem curtir a noite, Moscou é cheia de energia e tem várias opções de bares, pubs e restaurantes espalhados pela cidade.

2. São Petersburgo

São Petersburgo é uma cidade bem diferente de Moscou. Embora tenha elementos da típica arquitetura russa, o destino tem muita influência da cultura ocidental, principalmente dos países da Europa. Segunda maior cidade do país, São Petesburgo nasceu das ideias do czar Pedro, o Grande e já foi capital da Rússia, onde czares moraram por muito tempo. Ao longo dos anos, se transformou em uma cidade cheia de elegância. Assim como Moscou, São Petersburgo tem muito a oferecer, portanto não deixe de conhecer seus museus, catedrais e palácios.

Museu Hermitage

Quer conhecer à fundo São Petersburgo? Não deixe de visitar o Museu Hermitage. Localizado no Palácio de Inverno, o museu é um dos mais conhecidos do mundo e com as melhores artes ocidentais. Construído no século XVIII, na Praça do Palácio, o complexo que abriga o museu conta com seis palácios e pavilhões, ao lado do rio Neva. Hermitage conta com uma coleção de 3 milhões de obras de artistas russos, e salas com temáticas diferentes. O espaço comporta museus, teatro e escritórios governamentais.

Avenida Nevsky Prospekt

Avenida mais importante de São Petersburgo, a Nevsky é um dos pontos turísticos mais movimentados, frequentado tanto pelos turistas quanto pelos moradores. O lugar perfeito para fazer umas compras, encontrar os melhores restaurantes ou simplesmente caminhar e conhecer um pouco melhor a cidade.

Catedral Kazan

Localizada na avenida Nevsky, a Catedral Kazan é uma das catedrais ortodoxas mais importantes da cidade e é muito frequentada pelos russos. A construção chama atenção por sua arquitetura cheia de colunas e uma cúpula de 80 metros de altura. O templo abriga a imagem da Nossa Senhora de Kazan e muitas relíquias de glórias militares.

Assim como em Moscou, a vida noturna é bem agitada e há atrações para todos os públicos – os que curtem bares, pubs, baladas e restaurantes. Durante o verão, algumas bandas ficam espalhadas pelas ruas fazendo apresentações. Se tiver sorte, pode pegar as conhecidas Noites Brancas, quando o sol demora a se pôr e a noite é quase não há escuridão. Para quem procura um programa mais cultural, o Teatro Mariinsky oferece apresentações de ballet e ópera, mas assim como no Teatro Bolshio, os ingressos devem ser comprados rápido, pois esgotam.

3. Cazã

Cazã é uma das cidades que irão sediar as partidas da competição de futebol. Conhecida por ser um centro de diversas religiões, a cidade tem forte presença de mulçumanos e é uma das mais antigas do país. Capital da República do Tartaristão, a terceira maior cidade da Rússia tem muito a oferecer para os turistas, como mesquitas, igrejas, museus e o Kremlin, principal atração do destino. Muito visitada, principalmente no inverno, Cazã possui várias estações de esqui e parques temáticos.

Kremlin de Cazã

Localizado às margens do rio Kazanka, o Kremlin de Cazã é uma antiga fortaleza e patrimônio da humanidade pela Unesco. Residência do presidente da República do Tartaristão, o Kremlin é uma importante construção e representação da cultura e da política da cidade.

Mesquita Kul Sharif

Localizada dentro do Kremlin, a Mesquita Kul Sharif é um importante símbolo da cidade e foi restaurada após a destruição da mesquita original, após a invasão das tropas de Ivan – o Terrível. A construção traz características de construções mulçumanas e conta com o Museu de Cultura Islâmica.

Templo de Todas as Religiões

Localizado um pouco afastado do centro de Cazã, o Templo de Todas as Religiões é uma das maiores atrações turísticas da Rússia. Embora o nome dê a ideia de uma igreja criada para receber fieis de várias religiões para assistir a uma cerimônia juntos, não é bem assim que funciona: o templo foi criado por um artista com a missão de unificar todas religiões cristãs e muçulmanas em uma só, em busca de paz. Hoje ele é apenas uma atração turística e não acontecem cerimônias no local.

4. Sochi

Ao contrário de Moscou, Sochi é uma cidade de clima mais agradável e não carrega a imagem séria que se faz da Rússia. Por conta das temperaturas mais amenas e do alto astral da cidade, Sochi é também chamada de “Riviera Russa”. O destino tem diversas opções de resorts bastante buscados pelos turistas, especialmente nos meses de calor. A cidade oferece inúmeras atrações, como teatros, museus, e montanhas para quem gosta de esquiar. A região já foi sede das Olimpíadas de Inverno e hoje é um dos destinos preferidos de quem visita o país.

Teatro Winter

O Teatro Winter é uma das atrações mais bonitas de Sochi em termos de arquitetura: só o seu interior já vale a experiência. As apresentações são muito populares na cidade e valem cada centavo. Para garantir presença, compre o ingresso com bastante antecedência.

Parque Olímpico

Uma das atrações principais e mais visitadas pelos turistas, o Parque Olímpico tem uma beleza única e é uma experiência incrível. São vários prédios e estádios criados para receber os Jogos Olímpicos de Inverno, e registram a história do evento.

Templo de Cristo o Salvador

O templo foi construído em menos de dois anos no estilo arquitetônico neobizantino, tendo sido finalizado em 2014. Na época, atraiu muitos participantes e convidados das Olimpíadas de Inverno de Sochi. Hoje, os seus paroquianos incluem tanto os moradores quanto os turistas, que se reúnem para as cerimônias. O templo faz parte do grande complexo espiritual e educacional “O Refúgio de São João”.

5. Nizhny Novgorod

A cerca de 400 km de Moscou, Nizhny Novgorod é bastante conhecida por seu charme. Assim como algumas cidades da Rússia, a região também possui seu próprio Kremlin, cercado por muros e à margem do Rio Volga. A cidade tem dois centros turísticos, na Rua Rojdestvenskaia e na Rua Bolchaia Pokrôvskaia, onde é possível descobrir pequenas vielas e jardins ao longo do caminho.

Kremlin de Níjni Novgorod

Antiga fortaleza, o Kremlin foi construído no século XVI com muralhas de pedras que seguiam as encostas da Montanha da Sentinela e foi um importante ponto de resistência durante a invasão polonesa. A entrada principal da fortaleza é através da St. Demetrios Tower, a maior torre do Kremlin. São, ao todo, 13 torres, algumas ainda intactas e outras restauradas. Há um acervo amplo e mostras de arte contemporânea no museu interno do local, além de uma livraria onde é possível encontrar muitos livros sobre arte, história e política.

Escadaria de Chkalov

A melhor maneira de observar a escadaria é por meio de um passeio de barco no Rio Volga. São mais de 560 escadas, traçando duas circunferências gigantescas em formato de 8 que ligam os dois aterros principais da cidade: o Verkhnevolzhskaya e Nizhnevolzhskaya. A escadaria foi ideia de Aleksander Shulpin, prefeito de Nizhny Novgorod durante a Grande Guerra Patriótica, nomeado em homenagem a Valery Chkalov, o lendário piloto soviético que foi o primeiro a voar de Moscou a Vancouver sem escalas pelo Pólo Norte.

Banco Nacional

O Banco Nacional foi projetado pelo arquiteto da corte Vladimir Pokrovsky no estilo de um palácio tradicional russo. O edifício foi concluído para o 300º aniversário da Casa Romanov, em 1913. Atualmente é a sede da diretoria local do Banco Central da Rússia, que organiza uma “casa aberta” algumas vezes por ano, quando qualquer um pode conhecer os interiores históricos. A torre do relógio à direita da porta da frente do banco também foi instalada em 1913, ano em que os funcionários do banco levantaram o relógio manualmente.

Catedral de Alexandre Nevsky

A catedral em tom amarelo-brilhante é composta por cinco cúpulas em forma de tenda no Strelka, um dos símbolos de Nizhny Novgorod. É a quinta igreja mais alta da Rússia, construída a pedido de muitos dos comerciantes que trouxeram suas mercadorias para a Feira de Nizhny Novgorod, onde a Catedral de Nosso Salvador não tinha mais espaço para todos. Agora é uma catedral onde os principais hierarcas da Igreja Ortodoxa e altos funcionários do governo são recebidos em suas visitas a Nizhny Novgorod, e em que os sacramentos ortodoxos importantes são recebidos.

6. Volgograd

Volgograd, antiga Stalingrado, é conhecida pelo momento histórico em que os soviéticos conseguiram derrotar os nazistas na Segunda Guerra Mundial. A cidade é conhecida pela época em que fazia parte da União Soviética, por conta da famosa batalha de Stalingrado. Nela, há vários monumentos em homenagem aos soldados mortos na batalha. Por esse motivo a cidade guarda o símbolo que representa uma das grandes lutas da guerra: a Estátua da Mãe Pátria. Não é à toa que um de seus principais símbolos seja o Museu Panorâmico da Batalha de Stalingrado, que reúne uma coleção de documentos e de peças sobre a batalha.

Estação Ferroviária Volgograd-Glavny

O edifício contemporâneo da Estação Ferroviária Volgograd-Glavny foi construído após a Segunda Guerra Mundial. A primeira estação ferroviária em Tsaritsyn foi construída em 1868, um edifício de pedra que chamou atenção em comparação com outras estruturas da época, feitas principalmente de madeira. Mais tarde, a estação ferroviária recebeu o nome de Stalingrado-Glavny e se manteve até a Batalha de Stalingrado.

Fonte de Khorovod

No centro do parque na Praça Privokzalnaya, há uma fonte chamada “Barmaley”, projetada pelo escultor Alexander Burganov. No monumento há figuras de crianças dançando em volta de um crocodilo – três meninas e três meninos. A instalação foi modelada depois da lendária fonte que ficava nesta praça antes da Segunda Guerra Mundial. Naquela época não tinha um nome oficial e, por isso, muitos moradores a chamavam de “Crocodilo” ou “Khorovod “. A fonte se tornou conhecida graças às fotos tiradas depois do ataque aéreo da Luftwaffe em 23 de agosto de 1942. Na frente das fotografias está a estatuária com crianças, e no fundo está o prédio em chamas da Estação Ferroviária de Stalingrado.

Salão de Exposições da União dos Artistas

A União dos Artistas reuniu as pessoas criativas de Stalingrado em 1934. Na época, houve uma grande exposição na cidade, na qual cerca de 150 obras foram apresentadas. Em apenas alguns anos, eles abriram uma galeria de arte com uma coleção localizada no prédio de uma antiga igreja, que foi incendiada durante a Batalha de Stalingrado. Agora, a “União dos Artistas da Rússia” une mais de 150 participantes.

Dicas importantes:

  • O dinheiro usado na Russia é o Rublo. É recomendado andar com bastante dinheiro em espécie, já que alguns lugares não aceitam cartão de crédito. Muitos dos caixas eletrônicos e casas de câmbio estão espalhados pelos mais diversos pontos da cidade.
  • O Brasil e a Rússia possuem um acordo em que os brasileiros não precisam de visto para viagens de turismo que não excedam 3 meses.
  • Para quem não gosta de frio, é bom evitar viajar para a Rússia nos meses de inverno, porque são bem rigorosos, com temperaturas negativas. No verão, período de alta temporada, o clima permite mais passeios ao ar livre, o que facilita conhecer muitos dos pontos turísticos das cidades.
  • O idioma local é o russo, mas nas principais cidades turísticas é relativamente fácil se comunicar em inglês. Embora a língua seja uma barreira para muitos, sempre há alguém disposto a ajudar facilitando a comunicação.
  • É possível chegar na Rússia pelas duas cidades principais: Moscou e São Petersburgo. Não há voos diretos para nenhuma dessas cidades, porém a maioria das companhias fazem conexão na Europa, e se o viajante tiver sorte, é possível pegar uma passagem que faça stopover em alguma das cidades.

Gostou do roteiro? Então busque os melhores preços de passagens aéreas e hospedagem para a Rússia e ative o Alerta de Preços para não perder promoções imperdíveis.

Fonte: Kayak

Deixe uma resposta